terça-feira, 28 de abril de 2009

The gentlemen prefer the blondes?





Quando o Freud disse que não nos entendia e perguntou o que nós queríamos, acho que ele nos fez um favor: ao invés de ter ditado um monte de regras sobre o nosso comportamento, ele entregou os pontos e disse que nem ele, o pai da psicanálise, não faz idéia do que se passa na nossa cabeça e deixou a interrogação pronta. Não há rótulos, não há fórmula mágica, não tem nada pronto para nos satisfazer. Já os homens...

Os homens a gente sabe: eles gostam de futebol, cerveja e mulher. Sabe-se lá como, a Anita Loos sentenciou em 1925 que os homens preferem as loiras. Para dar mais verocidade à teoria, a Marilyn Monroe de vestido tomara que caia provou que é das loiras que eles gostam mais.

No Brasil, país com complexo de vira lata, não podia ser diferente. A morena Hebe Camargo pintou as madeixas de loira quando ainda cantava no rádio; coincidências à parte, nossa tv sempre foi dominada pelas moças com cabelos dourados. Primeiro foi a Xuxa e aquele bando de paquitas oxigenadas, depois a Angélica, a Eliana, Adriane Galisteu, enfim, todas elas já começavam alimentando o imaginário masculino na infância que as loiras são o must.

A partir dai, as lendas sobre as loiras começam a ganhar status de pesquisa. A última que vi é da Universidade de Nottingham Trent, na Inglaterra, que diz que as louras tingidas têm a auto-estima redobrada em comparação com as mulheres que mantêm as madeixas com a cor natural. Além disso, como são mais confiantes, a possibilidade delas fazerem sexo aumenta também.

Pronto, os homens preferem mesmo as loiras. Sabemos tudo de homens, certo? Errado! A tinta mais vendida no Brasil é a chocolate, segundo informou a Niely. Os brasileiros preferem as morenas! Não é incrível?

Costumo dizer que o Brasil é o país onde tudo pode acontecer: o Ronaldo joga- e faz gols- no Corinthians, o Maluf ainda é eleito, o Maníaco do Parque casou e eu, filha de negro, nasci... loira. Loiro escuro acizentado, este é o nome do tom natural do meu cabelo. Mas como sou do contra, nunca me prendi a este poder das loiras e já fui morena e ruiva. Por isso posso dizer com conhecimento de causa que a cor do meu cabelo nunca influenciou em nada as minhas conquistas. O que homem hetero, raça em extinção, prefere mesmo é mulher, seja ela loira, morena, ou ruiva. E ponto final.

Um comentário:

Bibi disse...

Eu gosto da Ivy Ruivinha, que já é minha personagem!