quinta-feira, 9 de abril de 2009

Melhor x pior

Uma das cenas de novela que mais gostei foi de uma trama de Manoel Carlos chamada “História de Amor”. Aquela novela fez parte de minha vida quando tinha 13, 14 anos e me fez muita falta quando acabou. As personagens Scheila e Paula, representadas respectivamente por Lilia Cabral e Carolina Ferraz discutiam:

- Mas me conta Scheila, como é ser trocada por uma mulher mais nova?
- Me conta você Paula, como é ser trocada por uma mulher mais velha?

Não passei pelo dilema mulher mais nova x mulher mais velha. Mas passei-e tive amigas que passaram- pelo dilema de ser trocada por uma mulher pior que você e por uma igual.

Nesse mundo não existe ninguém melhor ou pior que ninguém, mas me refiro a ser trocada por alguém que não tem o mesmo nível cultural, financeiro que você. Ou que não tem carater ou dignidade moral. Ou até mesmo uma pessoa mais feia ou mais gorda que você. Senti na pele os dois lados da moeda e não sei qual é pior.

Quando o cara te troca por uma pior, você ainda pode usar toda a sua raiva, expressar todo o seu ódio e ainda se consolar pensando que o cara é um idiota e não sabe o quão idiota está sendo, o quanto ele está perdendo. Você aprende um pouco, perde um pouco a arrogância(se é que se tem), porque afinal, quem está com ele é ela e não você. Aprende- se que amor nao tem lógica e não se conquista coração de ninguém com curriculum vitae. Mas também se conforta em ver que você, de maneira ou de outra, está se dando bem por ter se livrado de um traste que sequer te valoriza. “Tem gente que a gente perde, tem gente que a gente se livra.” Claro, se fica meio arrasada também. Lembra daquela música “o que ela tem que eu não tenho?’ Nesse caso, você se pergunta: “O que tanto eu tenho que ele foi procurar uma fulaninha que não tem nada de mais?”

Como esse,vi vários casos. Teve o meu, teve o da Carolina, da irmã da Silvinha. Da Carolina sei com detalhes, porque ela é minha amiga: namorou anos o Rodrigo, desde que eles eram estavam na escola. Ele foi o primeiro beijo, primeiro homem, primeiro tudo. Estava com ela em todos os momentos, aprender a dirigir, entrr na faculdade e começar a trabalhar. Depois de cinco anos de namoro, do qual ela se dedicou muito, os dois entrararam numa crise e terminaram. Todo mundo achou que era passageiro, mas ele nunca mais voltou. Pior: depois de um mês, arrumou uma garota, começou a namorar, em dois meses estava morando junto. O pouco que ficamos sabendo ê que a moça era pobre e morava em Itapevi. Era uma das funcionárias dele. E, Carolina, que esperou por cinco anos um simples noivado, viu uma qualquer conseguindo o que ela sempre sonhou. Rodrigo e Carolina não voltaram, assim como eu não voltei com o meu ex e a irmã da Silvinha também não. O da irmã da Silvinha foi pior (não sei, nesse caso tudo é ruim) porque eles eram noivos, tinham apartamento comprado e depois de anos de relacionamento o noivo casou( de papel passado e tudo) com uma japonesa e foi morar no apartamento que os dois tinham comprado. Foi uma crise dessas crises passageiras e ele aproveitou pra passear. Foi para bem longe dela, diga-se de passagem.

Mas quando a outra em questão também é bonita, inteligente, legal e gostosa(não precisa nem ser gostosa) e vem de um mundo igual ao seu parece que o sentimento é pior porque o problema não está nele, que é um babaca e sim em você que o deixou “fugir” para ficar com alguém como você. Dá pra se consolar pensando que ele gostava de você tanto que procurou outra igual. E que isso mostra o quanto ele te acha especial. Mas, lá no fundo, é muito ruim porque você sabe que nesse exato momento você podeira estar com ele, vivendo com ele o que ela está.

Vou confessar: quando a mulher é igual a vocé, sabe se que ela tem as mesmas chances, é páreo duro. Se ela hoje tem tudo o que deveria ser seu, significa que ela pode ter tudo o que você sonha, ou seja, as coisas podem ficar sérias e, no fim, ele pode ficar com ela e não com você. E no fundo, quando o seu homem está com uma pior, você ainda sonha que uma hora ele vai acordar, vai cair em si e, um dia, vai voltar pra você… Resta saber se se consegue perdoar e ficar com alguém que pode ficar com alguém muito pior que você. Infelizmente, nunca vi nenhum caso desses. Ainda.

Nenhum comentário: