segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Velhice

Ontem, estava quase atrasada para o trabalho. Quase atrasada é assim, quando você está no horário, mas qualquer coisa que aconteça pode vir a lhe atrasar. Pois bem, descia eu quase correndo a rua do cemitério da Lapa quando todos os carros pararam. Sai da faixa da direita, que estava parada. Fui para do meio, parada. Entrei na da esquerda e entendi o motivo porque todas elas estavam paradas: três velhinhas tentavam atravessar a rua e os carros, simpáticos, pararam para elas.

A minha vizinha tem 74 anos (eu acho) e sempre aborda a mim e/ou a minha roomie com assuntos, vamos assim dizer, impertinentes. Ela já chegou ao cúmulo de reclamar que usávamos a máquina de secar, que foi rapidamente rebatida por um: "mas é a senhora que paga a conta?"

Eu morei uma boa parte da minha vida com a minha vó. E, quando vi as três velhinhas, vejo a minha vizinha falando impropérios ou lembro da minha vó eu me pergunto: quando eram jovens, elas eram assim? Eu tento imaginar a minha vizinha 50 anos mais nova falando para a outra que a máquina de secar ficou ligada e não consigo visualizar a cena porque nenhum dos meus vizinhos jovens, por mais intrometido que fosse, teria a cara de pau de me falar isso. Será que ela fala por que sabe que é velha e, sendo velha, acha que tem o direito não de falar, mas de se meter na vida e encher o saco dos outros?

E as velhinhas que atravessavam a rua? Será que se fosse 40 anos mais cedo elas iriam tentar parar o trânsito ou se dirigir até a faixa mais próxima, que ficava a meio metro, e esperar o sinal fechar? Bem, se elas fossem uma Martha Rocha da vida ou qualquer musa da época, até que vai a cara de pau.

Eu entendo que muita gente acha que só porque passou de uma certa idade tem direito a ficar abusando os outros. Acha que porque já passou da fase, pode assumir o papel de velho chato e ficar pertubando os alheios. Não acredito que a minha viinha, por exemplo, enchia o saco dos outros quando era nova. Ela poderia ser fofoqueira, talvez, porque este é um defeito que se manifesta cedo nas pessoas, mas o bom senso, a auto-crítica, isso ela deveria ter e por isso tentava se controlar. Ai porque chegaram os cabelos brancos, ela resolveu radicalizar e ficar buzinando nos ouvidos das novas vizinhas?

Eu tenho medo de envelhecer. Não pelas rugas e tals, mas por ficar dependente dos outros ou acabar sendo um estorvo para a sociedade. Ou ter Alzehimer e esqueci tudo o que eu vivi. Seria uma baita ironia para quem tem uma memória como a minha. Mas do que eu tenho mais medo é de me tornar uma velha chata e sem pudores, como a minha vizinha ou as velhinhas de hoje, que só porque acha que é velha pode falar o que quiser ou parar o trânsito, mesmo quando não se tem mais aquelas pernas.

Nenhum comentário: