sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Por que o rosa é A cor

Como o psicológo Andrew Elliot tem muito o que fazer, ele resolveu estudar em sua universidade o efeito (positivo) que uma mulher usando uma roupa vermelha exerce sobre os homens (hetero, creio eu). Sei que isso foi semana passada, mas me lembrei deste texto que está há mais de um ano na gaveta e que tem a ver com isso. Se não tem, pelo menos eu acho que tem. Se a minha gaveta não fosse digital, minha bombinha de asma estaria literalmente bombando por causa de tanta poeira, já que finalmente estou publicando meus textos antigos. E viva a tecnologia!

Porque o rosa é a cor

Minha amiga Joanna de Assis quase me matou quando eu levei um blazer e
um casaco da mesma cor. Rosa, é claro. "Você tem milhões de coisas
rosas em casa. Pare com isso. Varie", me alertou.

Eu nunca fui uma garota rosa. Gostava de preto, vermelho, azul, branco
no verão, quando estava superbronzeada. Gostava de quase tudo, menos
verde e roxo. Mas no ano passado comecei a comprar tudo rosa. Acho que
peguei a mania da minha prima, que tinha tudo rosa.

Sei que um dia fui numa loja de lingerie e achei uma bolsa de toalha.
Rosa, é claro. Comprei e comentei com a vendedora que estava na minha
fase rosa. "Deve ser porque
as coisas estão indo muito bem para você, a sua vida deve estar rosa",
teorizou. E era verdade, aquele momento era mesmo la vie en rose.

Mas nada disso explica porque o rosa é a cor. Nem sei se existe uma
razão, mas vou arriscar algumas. A primeira coisa que me veio à cabeça
foi a nossa origem. De quando a médica fala para nossas mães que "é
uma menina". Imediatamente nossa mamãe já começa a preparar o enxoval-
rosa. Todas as pessoas passam a dar presentes… rosas. São roupinhas,
mamadeirinhas, chupetas, tudo absolutamente rosa. Logo depois começa a
decoração do quarto, que é rosa. E na maternidade, ganhamos
pulseirinhas de identificação rosa. Desde cedo, rosa é a nossa cor
oficial, aquela que nos identifica como meninas que somos, nos
distingue dos meninos que estão ao lado.

Outra linda coincidência sobre o rosa é o seu nome. Por um acaso, é o
nome da flor que mais encanta as mulheres. Homem que sabe de mulher dá
buquê de rosas, pronto e acabou. E como já disse Vinícius de Moraes,
se a rosa não se chama-se rosa, seu perfume não seria tão marcante.
Rosa, a flor, é tão feminina e linda quanto rosa, a cor.

E pense ainda em todas as nossas heroínas modernas do cinema. Bridget
Jones, Elle Woods, Penelope Charmosa, Molly Ringwald, Hello Kitty…
todas usam rosa. E as bailarinas, figuras mais femininas de todos os
tempos? A primeira imagem que veio à sua cabeça certamente não são
dançarinas vestidas de azul. E fada de outra cor sem ser rosa, já viu?
Ah, e as princesas da Disney? Apesar da Cinderela vestir azul, a
Branca de Neve com aquela saia vermelha, a Bela e a Aurora usarem
aquele lindo vestido amarelo, todas tem nos pequenos detalhes a cor
rosa.

Sei que o rosa é tão poderoso que tem vários tons e diferentes tipo
estilos.Tanto que até a Rita Lee, roqueira máxima de todos os tempos,
já escreveu uma canção sobre a cor. "Por isso não provoque, é cor de
rosa choque…"

E como disse a moça da loja, sim, a minha vida estava cor de rosa. Se
dizemos que a situação "está preta" para tristeza, angústia e
sofrimento, para a felicidade, alegria, às mil maravilhas dizemos que
está rosa.
A verdade é que o rosa guarda e preserva nossa doçura, nossa
delicadeza, nossa feminilidade. Podemos ser sérias no preto ou fatais
no vermelho, mas é no rosa que realmente somos meninas, mulheres.

Não sei se é por uma destas ou qualquer outra razão que uso tanto
rosa. Posso dizer que me encontro no rosa, no jeito que me comporto
estando de rosa. Lembro que passei a investir ainda mais em peças e
acessórios rosa depois que comecei a trabalhar com um monte de homens.
Tal e qual na maternidade, precisava me destacar deles pelo único
fator que me diferenciava deles: meu sexo.

Na vida, buscamos uma explicação para tudo. Mesmo quando não existe ou
seria melhor não existir. Certamente, todas estas minhas hipóteses
sobre o rosa são totalmente inúteis. Afinal, cada uma de nós tem (ou
não) sua própria razão para rosa ser a cor.

Nenhum comentário: