terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Embaixo dos cachecóis e do seu cabelo

Cena 1. Int. Dia. IVY está chegando na redação para mais um dia de trabalho falando ao telefone com o ANALISTA DE REPÓRTER.

IVY: Eu preciso desligar agora porque eu acabei de chegar na redação e tenho que trabalhar.

ANALISTA DE REPÓRTER: Ah, pára com isso, fala mais comigo! Você tá na redação mesmo, você não trabalha em um lugar sério.

IVY: Como? Eu preciso trabalhar, agora é a minha vez de trabalhar, você já trabalhou.

ANALISTA DE REPÓRTER: Coloca um cachecol rosa no pescoço e continua falando comigo que ninguém vai reparar que você tá falando comigo. Todo mundo só vai olhar pro seu cachecol e ficar comentando.

IVY: Como? Cachecol rosa, de onde você tirou isso?

ANALISTA DE REPÓRTER: Não tem aquele filme lá, que a menina compra demais? Então, ela tem um cachecol verde. Usa um cachecol rosa e continua falando comigo que ninguém vai reparar.

IVY: É mais fácil eu desligar o telefone, não?

ANALISTA DE REPÓRTER: Não, fica falando comigo. Se você chegar com o cachecol rosa, todo mundo vai reparar no seu cachecol. Primeiro vão falar que é cafona, que não combina com a roupa, depois vão falar que você levou uma chupada no pescoço: lembre-se, jornalista faz voto de pobreza e de obediência, não de castidade. Com o cachecol rosa, vão ficar falando que você é uma vadia, outros vão dizer tem que dar mesmo e neste meio tempo você vai continuar falando comigo e ninguém vai reparar que você está falando comigo.

IVY (rindo): Me deixa trabalhar?

ANALISTA DE REPÓRTER: Você só ta rindo porque sabe que tudo isso que eu tô falando é verdade. Em redação não existe razão, se existisse seria uma sala de contabilidade.

IVY (rindo mais ainda): Pára com isso, eu preciso desligar.

ANALISTA DE REPÓRTER: Viu, e você ainda continua falando comigo e ninguém reparou! Te digo, eu que to bem longe sei exatamente o que está acontecendo na sua redação não tô?

IVY: Tá.

ANALISTA DE REPÓRTER: Isso porque eu cresci em uma redação e trabalho com duas. E redações são todas iguais.

IVY: A sua brilhante teoria deu quase uma hora de conversa- na redação.

ANALISTA DE REPÓRTER: Não falei? Funciona!

IVY: Deixa eu desligar, por favor? Eu realmente preciso trabalhar. Mas posso publicar isso tudo?

ANALISTA DE REPÓRTER: Pode. Tá, vai, eu deixo. Volta lá para conversar com seu CHEFE 1 e com o CHEFE 2. Um beijo.

IVY: Um beijo, tchau.

IVY desliga aliviada e pega a pauta do dia. Cinco minutos depois o telefone toca novamente. É o ANALISTA DE REPÓRTER.

ANALISTA DE REPÓRTER (sério): Eu tenho outra idéia para você continuar falando comigo sem ninguém reparar: chega com um livro em uma língua que ninguém fala, tipo japonês ou russo, que todo mundo vai comentar do livro.

IVY (rindo): Você vai me deixar trabalhar?

ANALISTA DE REPÓRTER (sério): Ou entra com uma Bíblia. Todo mundo vai falar da Bíblia: por que você está com uma Bíblia? O que você quer dizer entrando com a Bíblia? Se você está lendo a Bíblia? Se você virou crente? E enquanto isso você fica falando comigo!

IVY (rindo): São 9h da manhã e eu preciso apurar, me deixa trabalhar.

ANALISTA DE REPÓRTER (sério): No outro dia você chega com um livro de capa vermelha escrito O Capital. Vão te excomungar na mesma hora. E você vai continuar falando comigo- e ninguém vai reparar.

IVY (rindo): Pára, eu tenho três pautas para hoje!

ANALISTA DE REPÓRTER (sério): Tá bom, vai, eu deixo.

IVY (rindo): Posso publicar mesmo? Como você quer o seu crédito?

ANALISTA DE REPÓRTER: Dá o de sempre, que eu cresci numa redação, trabalho com duas e redações e...

IVY (interrompendo, rindo): E hoje atura uma repórter?

ANALISTA DE REPÓRTER: E ainda analiso. Deveria ser pago para isso. Não tem gente que se especializa em tratar bicho? Eu deveria me especializar em analisar repórter. Meus serviços até que seriam úteis, porque se os repórteres pararem para pensar e...(silêncio). Pensando bem, repórter não pensa. Se repórter pensasse enquanto escreve, meu Deus, seria o caos.

IVY (rindo ainda mais): São 1h38 minutos de conversa, pronto, falei demais com você, me deixa trabalhar.

ANALISTA DE REPÓRTER: Chega com o cachecol amanhã? Aí a gente bate este recorde.

CHEFE 1 já está olhando, IVY está completamente sem graça e ANALISTA DE REPÓRTER está feliz porque conseguiu o que queria: a conversa durou 1h47... Fade out.

Nenhum comentário: