quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Risk Business



Hoje comecei a aula de Kempo Havaino, uma mistura de artes marciais cujo único objetivo é se defender. Eu fui para aula para aprender a me defender, queimar calorias e ficar olhando pro professor, que é muito, mas muito gostoso mesmo. Por isso foi uma surpresa a lição que eu tive ali, em pleno tatame.

O professor explicava que kempo não significa apenas a técnica e sim a inteligência. Significa que você vai avaliar os riscos antes de defender: se um cara vem te assaltar, você simplesmente não reage e deixa ele levar o que quiser. Mas se ele tiver te assaltado, te levado para o meio de um matagal com uma arma na mão, aí sim você reage. Tudo no kempo é uma questão de avaliar os riscos para se defender.

Não sei por quê, mas na hora pensei em relacionamentos. Como diz a Bella, nós estamos morrendo a cada segundo. Portanto, antes de entrar em qualquer discussão idiota, devemos avaliar os riscos: o que vamos perder com isso, a vida ou uma simples carteira?

Minha mãe me contou que as brigas eram como pregos em uma madeira: uma vez que você pede desculpas pode-se tirar o prego, mas aquele furinho, aquela marca fica para sempre. Estes furos vão nos enchendo de mágoa e nos matando mais rápido do que o tempo. Muitas vezes, são inúteis, em outras nos fazem crescer.

Fiquei pensando: será que vale a pena brigar por coisas tão simples como uma quantia de dinheiro, um anel emprestado ou um ciúme bobo? Não digo isso apenas em relacionamentos entre homem-mulher (ou homem-homem, como preferir) e sim de todas as relações- pai, mãe, amigos, chefe, vizinhos.

Não acredito que devemos engolir tudo mas devemos pensar e avaliar os riscos antes de partir para briga. Acho que é bem o que o gost, ops, professor disse: se a situação for entre você e o outro, seja mais você. Mesmo.

Nenhum comentário: