quarta-feira, 18 de maio de 2011

O Bonde do Tigrão

Cena 1. Nancy (França). Dia. Int. Duas amigas conversam dentro do carro.

AMIGA BRASILEIRA QUE MORA NA FRANÇA: Ivy, você vai querer me visitar no trampo amanhã?

IVY: Vou, como eu faço para ir?

AMIGA BRASILEIRA QUE MORA NA FRANÇA: Pega o bonde lá perto de casa e desce no ponto final.

IVY: Bonde? Como assim bonde, menina? Tá doida?

AMIGA BRASILEIRA QUE MORA NA FRANÇA: Ivy, a doida aqui é você. Você pegou o bonde ontem e ele não estava andando que eu vi.

IVY: Ah? Ontem? Não, ontem eu peguei o tram pra ir pra sua casa.

AMIGA BRASILERA QUE MORA NA FRANÇA: Ivy, tram é bonde, bonde é tram. Você não fez a tradução simultânea porque, na sua cabeça, bonde são aqueles dos contos do Machado de Assis. Como no Brasil acabaram os bondes, você não viu a evolução deles e por isso não reconheceu o tram como bonde.

IVY (meia zonza): Ah?

AMIGA BRASILEIRA QUE MORA NA FRANÇA: Ivy, o Santos Dummont não inventou o 14 Bis?

IVY (com cara de quem não entendeu): Sim.

AMIGA BRASILEIRA QUE MORA NA FRANÇA (procurando um papel para desenhar): Então, mas você não veio de 14 Bis pra cá, certo? E o 14 Bis não deixa de aer avião, assim como o Airbus. O mesmo aconteceu com o bonde, ele evoluiu e ficou deste jeito que é hoje. Mas o tram é mesmo um bonde, acredite em mim!!!

IVY: Tá bom.

Cena Dois. Nancy (França). Ext. Dia. IVY está andando na rua para pegar o tram, que ela ainda não acredita ser o bonde. Olha no ponto e vê uns ferrinhos no asfalto.



IVY(pensando): Seriam trilhos?

IVY pensa mais um pouco e escuta uma campainha soando ao longe. Olha pro alto e vê os dois ferrinhos no alto do tram.



IVY (pensando): Meu Deus, é mesmo um bonde!!!!!


IVY (ainda pensando): Eles eram assim...



Lisboa, Portugal

IVY (continua pensando): E ficaram assim! Como foi que eu não percebi antes?




Genebra, Suíça


IVY fica pensando que é muito triste não ter mais bondes no Brasil e que sua AMIGA BRASILEIRA QUE MORA NA FRANÇA poderia ter lhe poupado um pouco e não contar que o bonde do Machado de Assis agora é o tram. Como ela vai imaginar os contos Machadianos agora? Delírios?

PSC: Não tirei fotos dos bondes franceses porque fiquei muito chocada com a informação. Mas os bondes franceses são iguaizinhos aos da Suíça que aparece nas fotos.

Nenhum comentário: