terça-feira, 17 de maio de 2011

Há vagas



Tenho visto, com uma certa frequência, muitas pessoas que já passaram dos 60 e não pararam de lutar. Aqueles amigos de 68 ainda estão por aí, com a corda toda, lutando pelo que acham certo.

Do outro lado vejo um bando de jovens assistindo à novela do SBT dizerem que o Brasil bom era o daquela época, porque os jovens tinham uma causa para lutar. Como assim, tinham? Quem disse que hoje não tem mais?

Semana passada um grupo de velhinhos que participaram da Resistência Francesa foi às ruas para falar com os jovens, dizendo que a guerra, ao contrário do que se pensava, não tinha sido ganha. Havia muita batalha a travar e, por batalha, eles consideravam, entre outros o aquecimento global. Quer dizer, os velhinhos que combateram Hitler estão mais preocupados com o aquecimento global do que os jovens.

Fiquei pensando nisso tudo e cheguei à conclusão que há sim vagas para todo aquele que quer lutar. Lutas, infelizmente, não faltam e nunca acabam. Há os maus tratos e testes em animais, preço alto da passagem, mais ética na política, melhor atendimento médico e, a minha favorita de todas, o amor.

Sim, para mim o amor é uma luta e eu luto diariamente por aqueles e por aquilo que eu amo. Olhando pro mundo hoje, sinto falta daqueles que lutam por seu amor, seja amor à vida, ao namorado, o próximo. Qualquer briguinha e pumba, já se desiste da potencial cara metade. Amor é uma luta sim, luto para amar e continuar sendo amada.

Nos ideais românticos, nos livros, filmes e séries de TV o amor é tido como uma coisa espontânea e é mesmo. Ele pode até nascer espontâneamente mas para sobreviver precisa de luta diária, contínua, constante. E o que acho mais legal do amor que ele serve para todo mundo, em todos os casos é útil.

Recebi estes dias um e-mail do meu tio, que é pastor, falando que o amor é uma coisa tão simples de ser seguida e que as pessoas complicam (se ele não sabe por quê, como eu vou saber?). Achei que ele tinha razão afinal o amor que ele citou, o cristão, pode ser usado em judeus, mulçumanos, brancos, negros sem qualquer contra-indicação. Simplesmente é amar e ponto. Quando temos amor abundante nos nossos corações, a paciência, a tolerância, a alegria, tudo é consequência. Vale a pena esperar pelo amado porque você sabe que o amor é bom, pronto. O amor é uma luta que vale a pena. Ele dá gosto em tudo. Lutar por amor é muito mais interessante do que receber de bandeja.

E o amor tem gosto para tudo, dá gosto em tudo. Paulo que me desculpe, mas quando ele diz que o "amor tudo suporta" para mim é aquele amor que dá suporte a tudo, aquele que cabe tudo, até o que aos nossos olhos parece impossível, mas para o nosso coração não já que no amor tudo é possível.

No amor é possível se amarrar em árvores para que a floresta não seja derrubada, acordar cedo e atravessar o Brasil para realizar um pedido de uma pessoa Amada, é trabalhar com vontade de fazer um mundo melhor. No amor tudo somos, tudo podemos, tudo cremos, até no desarmamento e no fim da mão de obra com condição análoga à escravidão.

No amor há uma causa para tudo e todos. Basta se alistar.

Nenhum comentário: