sábado, 13 de dezembro de 2008

Tempos Modernos



Eu nunca tive tanta certeza de que "this is the end of the world as we know as it" quanto hoje. Noveleira assumida, nunca imaginei que fosse ver um diálogo deste tipo em uma trama. Pior: em uma trama numa emissora evangélica. Ou melhor: numa emissora SUPER evangélica:

Cena: Carolina não quer saber de perdão.

Cenário: Casa de Carolina e Arlete.

Contexto: Depois de chegar de viagem, a mocinha descobre que a melhor amiga deu um beijo no namorado dela durante sua ausência.

Personagens: Carolina (protagonista, interpretada por Juliana Silveira) e Arlete (mãe da protagonista, interpretada por Jussara Freire).

Arlete (aka, mãe da moça): Filha, perdoa ele, sabe como é, ele homem e foi só um beijo, eles nem chegaram a transar.

Carolina (aka, mocinha): Ah mãe, dá licença vai? Este tipo de desculpa não cola! Ele é homem e eu sou mulher, e daí? Usar isso como desculpa, que ele é homem e homem é assim mesmo é machismo. Por que eles podem trair e a gente não? E pior, trair com a desculpa de que eles são homens? E a gente, não pode trair por quê? E mãe, não interessa se foi só um beijo, foi traição sim. Traição é beijo, é um olhar mais apaixonado. Os dois não têm perdão mesmo não.

Pára tudo: este é o discurso da mocinha! Da mocinha! Ok, as mocinhas da teledramaturgia usam cabelo curto, trabalham, são moderninhas, pagam o motel e dão para quem querem, até mesmo quando não estão apaixonadas (chega de exclusividade para os mocinhos!). Que o mundo mudou eu já sabia. E, até que enfim, as novelas, sempre tão conservadoras em sua forma, estão se dando conta disso. Realmente, this is the end of the world as we know it.

Chamas da Vida, de Cristianne Fridman, com colaboração de Paula Richard, Renata Dias Gomes, Camilo Pelegrini e Nélio Abbade, é a novela das 22h da Rede Record de Televisão, a mesma do bispo. Do bispo!

Um comentário:

Candida disse...

Minha querida Ivy. Sou fã do seu blog e de seus (raríssimos, diga-se de passagem) posts no MOL. Aliás, foi lá que te descobri. (sou mulher, essa conversa esta parecendo meio gay?)
Mas é o seguinte, quando a emissora super evngélica entra em um briga para transimitir o show da única e mais polêmica rainha do Pop, nós automaticamente sabemos que "this is the end of the world as we know it". Beijos, de uma fã que espera que essa sua fase mude.