quarta-feira, 29 de outubro de 2008

E o mundo

Tava lendo na Trip estes dias uma matéria sobre um asilo fancy, mas tão fancy que nem de asilo poderia ser chamado e sim de centro de convivência para maturidade. No tal asilo, ops, centro de convivência tinha uma pracinha tipo as de alimentação de shopping só que com fachadas fake no estilo de começo da década. Em resumo, era cenário de novela de época da Globo, com estabelecimentos que só existem na imaginação, no caso dos velhinhos.

Fiquei me perguntando que mundo eu vou ter nostalgia quando for velha. Porque a tal pracinha dos velhinhos era da época que eles eram moços, na fase dos seus 20 e poucos anos. Eu tô na fase dos 20 e poucos (ok, não tão poucos) mas o mundo tem mudado tanto, mas tanto que não sei qual será a minha recordação.

Estes dias fui renovar o passaporte e a moça precisava pegar as minhas digitais. Ao invés de passar meus dedos na tinta, eu simplesmente posicionei as pontas deles em um scanear. Comentei: "Nossa, como eu tô ficando velha. Quando eu tirei meu RG, passei a mão naquela tinta horrível que é horrível de sair". A resposta da atendente não poderia ser melhor: "Não é você que está ficando velha, o mundo que está indo muito rápido".

Quando eu era criança, ligava do orelhão usando ficha porque não tinha telefone em casa. Hoje eu quase não uso o telefone, uso o MSN. E se já tinham inventado o termo ligação para definir o ato de uma pessoa se comunicar com outra pelo aparelho de Graham Bell, ainda não inventaram nada para o MSN. Vou dizer o quê, msenei para ele ontem? E como fica o ligar sendo que os telefones não estão mais ligados por uma linha?

E o pior que o mundo muda mas ninguém muda o suficiente para me explicar ou inventar novas regras. Estas consultoras de etiqueta da vida tipo a Gloria Kallil ou a Claudia Matarazzo ainda não me ensinaram sobre etiqueta online. Exemplo: quero falar com uma pessoa. São 1h da manhã e ela está online. Devo abordá-la ou é falta de educação? Se abordar, é só para dizer boa noite e durma com os anjos ou posso ir direto ao assunto mesmo (à 1h da manhã?!)?

Este mundo...

Nenhum comentário: