domingo, 9 de março de 2008

E ja que nao da para fugir da data... (post atrasado)



Regras do "Girls's World": sempre falar algo da sua amiga nas costas dela (ou enquanto ela está na outra linha).

Quando a Simone de Beauvoir escreveu Le Dexième Sexe, acho que ela não imaginou o que o feminismo faria com as mulheres. Ontem foi dia de pensar nestas coisas, neste tal de feminismo que está aí desde que eu nasci. Será que naquela época ela pensou que as mulheres criariam suas próprias regras, muitas absurdas? Tem que ser a melhor profissional do mundo, bonita, gostosa, boa mãe, ter MBA...

Mas o que eu mais gostaria de saber é se Simone imaginou que nós seríamos nossas maiores inimigas, virando umas contra as outras, aquele veneno todo. Mean Girls é o único filme que eu gostaria de ter escrito. Tinha uma idéia bem parecida, porque a vida inteira convivi com moleques e só fui ter amigas lá pros 21 anos. E vi que a amizade com meninas é exatamente daquele jeito do filme, cheia de rivalidades, competições, fofocas e de regras a serem seguidas. Tem uma frase ótima que a Lindsay Lohan fala: "If I were in the Animal World, I knew what I should do" (e passa as cenas das meninas se atracando como leões). Aí ela completa: "But this is the girl's world and I have to do different" e conversa civilizadamente com a "amiga".

Amigas gostam de se sabotar e umas não gostam de incentivar as outras. As que não são assim, é como a minha amiga Joanna diz, são porque têm cabeça de homem. E têm mesmo! O médico da mulher do meu ex-chefe aconselhou que ela não comentasse com as amigas que estava fazendo regime. De acordo com ele, as mulheres não gostam quando as outras fazem regime e não as querem ver bonitas, por isso falam coisas do tipo "imagina, você está ótima" ou "regime para quê, para sumir?" e inventam um monte de programas onde é certo que terá comida. Em Mean Girls, tem uma cena igualzinha!

Um dos exemplos que eu acho mais interessante de boicote acontece comigo com relação à minha faculdade. Estou fazendo uma segunda faculdade e as amigas adoram me chamar para sair em véspera de prova ou dia de aula. "Ah, cabula um dia só" ou "Ah, estuda no carro ou depois" são as mais comuns. Ao invés de falar coisas como "isso mesmo,vai lá, estuda" ou "estuda mesmo que isso vai ser útil e importante para você", não! Querem apenas satisfazer seus caprichos de sair ou coisa do tipo e não de ver o melhor para amiga. Algumas, claro, falam isso na intenção de me tirar de casa, me ajudar a distrair, é até um motivo nobre. Mas a meu ver, motivo nobre também é incentivar a mergulhar no que está fazendo de cabeça em certos momentos da vida. Se eu fosse uma bitolada, vá lá fazer um comentário destes. Mas como eu vivo na rua, falar que ai "amiga, a vida não é só estudos" no único fim de semana que eu tenho para estudar é péssimo.
No ano passado, quando corria o risco de quase repetir de ano por causa do trabalho no jornal, foram poucas as que se sensibilizaram, passaram em casa para ajudar, dar um apoio moral ou simplesmente se preocuparam em saber como eu estava. Muitas criticam horrores o fato de eu fazer uma segunda faculdade (nota: as que mais criticam nunca mais entraram numa aula depois de se formar). Quando falo estas coisas para Marina, ela pede para que eu nem continui porque sabe bem como é o "Girls's World". Talvez porque ela está há mais tempo e já aprendeu as regras do jogo. Viver no "Girls's World" é destas coisas que se aprende mesmo com o tempo. E será que a Simone imaginou tudo isso?

Nenhum comentário: