segunda-feira, 18 de maio de 2009

Bring Birkin home


Se tem algum jornalista lendo este blog, deve estar achando que eu trabalho no diário do passado já que só tenho comentado notícias velhas, ou seja, de semana passada. Já aviso que neste blog quem manda sou eu e que eu escrevo sobre eu quiser e quando eu quiser, portanto esta história de ter gancho, nomenclatura que os jornalistas usam para justificar uma matéria, não funciona aqui.


Como já foi noticiado em tudo quanto é lugar, a poupança mudou. Não vou ficar discutindo aqui as mudanças e vantagens e desvantagens, para isso existem os economistas. Para falar a verdade, desde que o Collor confiscou a minha nos idos de 1990, eu sempre achei que a única poupança no Brasil capaz de dar rendimentos era a bunda da Gretchen (para os leitores mais jovens: a Mulher Melancia da época). Por isso penso em investir na bolsa. Calma gente, nada de procurar a BMF! Vou apresentar mais uma teoria de Ivy Farias com um pequeno detalhe: ela não é minha! Ladies and gentlemen, I give you Lygia Matias' theory, a.k.a. my best friend.


Lygia, a moça mais fashionista de New York City que eu conheço, leu na Elle (ou na Vogue, na In Style ou sei lá onde) no ano passado que uma bolsa de marca (leia se Gucci, Prada, etc) valoriza cerca de 150% ao longo dos anos. "Ivy, você não sempre quis ter uma vovó fashionista que tivesse te deixado de herança uma Birkin Bag? Então, vamos começar a investir em Louis Vuittons para nossas netas", argumentou Lygia. Além de incrementarmos o nosso guarda-roupa agora, em 20 anos nossa bolsa estará valendo praticamente o triplo do que quando foi adquirida (alguém aí já viu o preço de uma Chanel vintage?). Se precisarmos de dinheiro (ou quem sabe nossas netas), basta procurar um brechó de confiança e pronto, você recebe seu dinheiro de volta com juros superiores a 6% ao ano e com a devida correção monetária.


Achei esta teoria simplesmente brilhante. Investir na bolsa- nas clássicas, no caso- tem várias vantagens: levanta a sua auto-estima, é capaz de curar dor de cotovelo (Fergie, I love you for singing "don't cry, buy a bag and get it over"!), combina com qualquer roupa, não é preciso ler jornais para se informar sobre o mercado financeiro e nem ficar se descabelando com o sobe e desce de ações. Sem contar, claro, que as bolsas são como diamentes: duram para sempre e não podem ser confiscadas por nenhum governo.


Portanto garotas, esqueçam a poupança, o CDI e qualquer outra modalidade de investimento que o seu gerente lhe oferecer. Invista na bolsa. Hermès, de preferência.


Becky, Carrie, Elle: don't you guys agree with me?

2 comentários:

Bibi disse...

Anali?

Ivy Farias disse...

Bibi, a Lygia é minha best friend e best friend da Anali too.