domingo, 17 de maio de 2009

3 picaretas com um anel de doutor

Agora com a reforma ortográfica, a língua portuguesa será uma das mais faladas do mundo (Wait for us, UN Security Council!), fiquei me perguntando que tal e qual eu leio via web o New York Times (como diria Ibrahim Sued, sorry periferia), tem muita gente de Angola, Moçambique, Guiné Bissau e de tantos outros países hermanos em la lngue lendo o Globo.com

E aí eu fiquei me perguntando o que eles, que entendem a língua mas não o país, pensariam das seguintes manchetes:

STF abre ação penal contra o deputado do castelo

Eu, brasileira nata, sei porque ele é o deputado do castelo. Mas o que será que o internauta de Portugal, por exemplo, entenderia isso? Que o deputado é um príncipe encantado? E o que um príncipe teria feito de tão errado para ser réu em uma ação penal? Não ter beijado a princesa?

STF nega pedido do deputado que 'se lixa' para voltar à função de relator

Eu, brasileira nata e de Osasco ainda por cima, tô bem por dentro de porque não só ele, como os quase outros 500 colegas dele estão se lixando pro resto do país. Mas e o pobre do leitor do Timor Leste, que está reaprendendo nossa língua a cada dia vai achar? Que o deputado não precisa ir ao salão de beleza porque ele mesmo sabe lixar suas unhas? Ou talvez ele seja assistente de um pintor e lixa as paredes? E tal e qual andar de gatas para os portugueses é a mesma coisa que engatinhar talvez um desavisado de São Tomé e Príncipe ache que lixa deve ser o feminino de lixo e que o deputado recolhe o lixo de sua casa?

Deputado com carteira suspensa bate e mata 2

Eu, brasileira nata e jornalista, só realmente quis me dar conta do fato hoje à noite assistindo à entrevista que a mãe do deputado concedeu ao Fantástico. E depois desta me perguntei: o que os cerca de 240 milhões de falantes da língua portuguesa que moram em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste lessem estas três manchetes que ficaram na home do portal durante toda a semana achariam deste país chamado Brasil?

Um comentário:

Bibi disse...

O mesmo que a gente teria que achar, mas já está muito anestesiado para isso...