domingo, 1 de fevereiro de 2009

Liberdade

Estes dias alguém me perguntou se eu tinha Orkut. Nao tenho e respondi que nao tinha por achar total perda de tempo. Nao vejo nada de errado em perder tempo, eu adoro perder tempo com coisas como gibis da turma da Monica, conversas vazias no MSN, etc. Mas o que eu nao me conformo é em como as pessoas gostam de perder tempo atancando os outros.

A internet é uma benção da tecnologia. Além de ser onde ganho o pão de cada dia, a rede quebra todos os meus galhos. O engraçado é que tem gente que gosta de transformar benção em maldição. Pessoas invejosas, que não tem o que fazer, e gostam de perder tempo, insistem em atacar os outros.

Quando eu trabalhava na Rolling Stone, um grupo de pessoas invejosas, que não se conformava por eu estar na revista e eles não ficavam me atacando no Orkut. Uma parte do grupo chegou até a procurar, achar e me adicionar no MSN para me ofender. Parece ridículo, mas aconteceu.

Escrevo hoje pois uma amiga querida leu um comentário pra lá de maldoso em seu blog. Fiquei me perguntando quem seria e o que fazia da vida o infeliz que perdeu o tempo em anotar o nome dela, dar um Google, achar o blog, postar um comentário idiota. Pra que isso meu Deus? Eu, que tenho uma vida muito agitada, sou incapaz de me incomodar com quem quer que seja, repórter de TV, rádio, internet. Se eu não gosto da matéria, ok e daí? Como tenho um monte de conta pra pagar e gosto de perder meu tempo com os gibis, nem dou bola. Mas fico passada quando vejo este tipo de coisa.

Críticas são boas desde que sejam construtivas. Dá para perceber na hora quando a crítiva vem de alguém que entende do assunto e está te dando um toque ou quando é de um invejoso, como o caso deste ser que, além de mal educado, também não entende nada de cidadania virtual: a página de Orkut, e-mail, MSN, blog são espaços pessoais de cada um. Alguém entrar num blog para xingar é a mesma coisa que pichar a porta da sua casa. Se a pessoa tem algum elogio ou reclamação, procure o site da emissora, da revista ou de qualquer coisa, não fique entrando no espaço que a pessoa tem online.

A internet é ótima, é livre, mas, infelizmente, as pessoas não sabem entender esta liberdade. Acham que como não tem limites, podem falar o que querem mas sem ouvir o que não querem. Depois quando o Legislativo pensa em criar leis para o uso da internet o povo diz que é censura. Mas não é não: botar regras neste jogo é proteger cidadões de bem como a minha amiga e eu de idiotas como estes internautas que sentem prazer em infernizar os outros.

Nenhum comentário: